sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sr. Chacal: Noite de Galo [Literatura Infantil]


As fábulas são uma das mais antigas formas de refletir sobre a vida, as atitudes humanas e seus efeitos bons ou ruins. Eu amo fábulas, tanto as clássicas quanto as que são construídas na atualidade. E em Sr. Chacal: Noite de Galo Elisa Khoury Daher transformou uma história antiga de família em uma dessas fábulas maravilhosas e fáceis de amar.


Elisa conta como em um vilarejo afastado dos grandes centros urbanos e muito próximo das florestas e matas selvagens o Sr. Chacal de pegou uma birra poderosa com o Galo de uma senhora. Mesmo a senhora sendo uma vizinha generosa para todos os animais da floresta e a Sra. Chacal tendo dado todos os bons conselhos possíveis e imaginários, noite após noite o Sr. Chacal se impacientava cada vez mais com o Galo barulhento, orgulho e gordo da vizinha.


Com tanta animosidade contra o Galo um dia o Sr. Chacal atravessou finalmente a cerca de arame farpado de sua vizinha e chegou as ultimas consequências com seu inimigo. Obviamente, como na vida, toda ação tem uma reação. Não há crimes perfeitos, vestígios são apurados, atitudes impensadas podem trazer tendem a trazer problemas e nosso protagonista vai descobri tudo isso na pratica.


Explorando sentimentos de vingança, o dialogo entre a sensatez e a impulsividade e as consequências físicas e morais de atitudes mal pensadas Sr. Chacal: Noite de Galo se torna uma leitura instigante e gostosa ao mesmo tempo. Esse foi um livro que li sorrindo do inicio ao fim, me deleitando tanto com o texto da Elisa Khoury quanto com a arte de Rubens Matuck. A edição da Editora Biruta como sempre é linda, bem formatada, enche os olhos e dessa vez tem o mérito extra de ter a história escrita em português e em árabe.

Outras informações sobre o livro podem ser encontradas na página dele no Site da Editora Biruta. Também é possível comprar o livro na Loja Biruta e Gaivota.

4 comentários:

  1. Fábulas são muito legais.Esse livro parece bom! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pandora!

    Que amor esse livro! Lindas as ilustrações.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pandora.
    Adoro fábulas. Podemos aprender tanto com elas e não só as crianças. A edição parece estar linda. Vou repassar a dica.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora.
    Também gosto de fábulas e dos ensinamentos que elas trazem.
    Não conhecia essa do Chacal e do Galo, mas quando vi a sinopse no site da editora, me chamou atenção logo de cara! Outra coisa que achei bacana foi essa edição ser bilíngue.
    Abraços.

    ResponderExcluir