sexta-feira, 5 de junho de 2015

Projeto Victor Hugo 2015


No inicio de 2015, livrarias acima... livraria abaixo... eu e o Alexandre atinamos de falar dos clássicos da literatura universal... Conversa vai conversa vem decidimos ler "Os miseráveis" de Victor Hugo, virou nosso projeto pessoal e, depois de uma ou duas protelações aqui e ali, acabamos chamando a nossa experiencia de "Projeto Victor Hugo 2015".

Esse projeto tem se revelado uma verdadeira aventura literária, uma Odisseia literária particular e agradável na qual estamos descobrindo a velha novidade desse autor francês tão comprometido com os problemas sociais e as possibilidades de resolução para eles. Nós nos encantamos a cada capitulo e faze da história e talvez por isso de repente nos vimos na iminentes necessidade de partilhar com o mundo nosso entusiasmo.

E o Alê resolveu convidar os nossos companheiros de virtualidade a ler conosco, fez um banner e me convidou a escrever com ele sobre essa viagem. O nosso post em dupla está disponível no blog dele #DoQueEuLeio

E a proposta eu roubo as palavras do Alê para explicar
"A proposta não é que você pare de ler todos aqueles maravilhosos livros que você já está lendo ou pretende ler e focar só em Os Miseráveis, muito pelo contrário, decidimos fazer uma leitura lenta, degustando a narrativa, e claro, intercalando com outros livros que por acaso deseje ler...
SE você não tem Os Miseráveis, não tem problema, é só uma sugestão. Pode ler outro do autor. E então, escolheu um livro? Ou já está lendo algum desses? Posta no teu Intagram uma foto do teu livro com a hashtag #ProjetoVictorHugo2015 , mas se você já leu, então conta aqui pra gente sua experiência com esses clássico, e se quiser participar dessa jornada com a gente, é só começar. " 
Endossando as palavras dele, deixo aqui o meu convite aos companheiros de virtualidade a encarar essa experiencia.

Em tempo, preciso dizer, tenho consciência de que ano de 2015 não tem sido frutífero em experiencias de escrita aqui nesse blog. Sempre fui uma blogueira sem muita pressa para escrever sobre as coisas, sem agenda fixa, amante da slow blog, mas tenho a impressão de está levando esse descompromisso as rais da loucura... Desculpem as ausências amigos!

5 comentários:

  1. em uma dessas promoções eu acabei adquirindo aquela linda coleção da cosac naify por um preço bem razoável. ainda está na fila pra ler. prometo pensar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Nossas conversas de livraria são o máximo! E essa ideia foi divina! Muito bom poder contar com você nesse projeto! Vamos trocando ideias sobre o livro é nos deliciando com a leitura desse Clássico! Vem mais coisa boa por ai! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pandora!
    Para quem quer entender a História, Os Miseráveis é essencial. Estou em um grupo de leitura de "Graça Infinita" que virou uma história sem fim. Li Os Miseráveis em livro e em quadrinhos não faz muito tempo. Affonso Romano de Sant'anna escreveu que devemos reler certos autores pelo menos de dez em dez anos e eu não consigo fazer releitura, principalmente dos clássicos que demandam mais tempo de leitura pois são livros que escrevemos silenciosamente para dentro de nós.
    Que legal você aderir ao movimento slow blog. Antes eu postava todo dia e vi que isso é muita loucura! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Olá Pandora, não li o livro, mas assisti no cinema o musical com Hugh Jackman...perfeito. Se o filme foi bom fico imaginando o livro com todos seus detalhes...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. terminei de ler e participei do projeto. coloquei no meu blog com os respectivos links http://mataharie007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir