quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês 2012: Dia 10 – Spoilers te assustam?

Spoilers: significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames.

Ta que as vezes é chato quando você tá começando a ler um livro ai alguém vem e te conta algo fundamental. Dependendo do momento da leitura e do nível de expectativa é como se o livro se desfolhasse todinho na sua mão ou caísse na sua cabeça e prum lá se foi o prazer de ler.

Mas, no meu caso grande parte dos livros que procuro ler não são livros nos quais o desfecho é o principal tempero da trama.

Em meus textos preferidos o caminho é o mais importante e a melhor parte do livro é o meio e não o fim em si. Aliás, mistérios e suspense não prendem minha atenção, o que me prende são os personagens.

Logo, de maneira geral spoilers não me afetam muito...

7 comentários:

  1. Spoilers podem destruir um livro. Já sabe o final de um livro da Agatha Christie? Pronto, boa parte da "graça" do filme foi por água abaixo... No meu caso, como bom fã de suspense e policial, temos de ter muito cuidado com spoilers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano, eu só li um livro da Agatha em minha vida toda, ou seja, suspense não é meu forte! Então acaba que não aprendi a valorizar o desfecho.

      Mas tenho aprendido a não da spoilers nas resenhas, acho difícil as vezes!

      Excluir
  2. Hahahaha o meu problema é quando me contam alguma parte do meio do livro interessante, me deixam curiosa, mas qdo pergunto o que aconteceu depois eles dizem que nao vão dar spoilers. Pra mim se ajoelhou tem que rezar! Se não quer contar o que quero saber tb não conta nada. O pior é que meu irmão ta lendo o game of thrones e o alano tb. Eu não consegui terminar o primeiro livro por causa da faculdade, e eles fazem isso só pra me forçar a ler, nao importa que eu nao possa. Ultimamente só tenho mandado meu irmao calar a boca kkkkkkk. "Não quero saber se tá foda Allysson! Guarda pra vc!"

    ResponderExcluir
  3. De modo algum, amo spoilers e odeio a ansiedade de saber o que vai acontecer!

    ResponderExcluir
  4. eu comecei a acompanhar um seriado da TV Cultura. Temporadas 2005 a 2011. O povo da internet já tinha visto tudo. Tentei me aproximar deles pra conversar sobre meus novos personagens favoritos, mas os veteranos se divertiam jogando spoilers na nossa cara. magoou :-/

    Enquanto estou lendo, não procuro informações sobre o livro de jeito nenhum. Até hoje escapei de receber spoilers de outros leitores, mas a tradução brasileira de um dos livros que li esse ano achou legal colocar o spoiler no título!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de ler spoilers sobre as cosias que leio e por isso evito ler qualquer tipo de resenha de um livro. Escolho-os pelo gosto pessoal e às vezes até pela capa. rs

    Até nas resenhas que faço eu evito dar o livro todo ali, pois acho que a impressão pessoal é muito mais importante.

    ResponderExcluir
  6. Pandora

    Realmente concordo com o Luciano quanto ao Spiler em um livro policial. Na minha participação comento sobre isso.

    Você é de Paz pelo que vejo. O importante é uma boa leitura dentro do seu gênero e nada de policial.

    Beijos

    ResponderExcluir