domingo, 1 de agosto de 2010

Iniciando o registro de mais uma experiência pedagogica

Bem, como percebi que foi muito produtivo registrar o passo-a-passo da EBF_2010 resolvi registrar o passo-a-passo de mais uma experiência pedagógica que iniciei.

Dessa vez a experiência que estarei registrando é a que estou tendo com minhas alunas da Escola Bíblica Dominical.

Minha "sala" é das Adolescentes, os textos bases que utilizamos cotidianamente é o texto da Bíblia e o texto da Lição que a CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus) disponibiliza, uma lição que entre nós tem um preço um tanto alto se a gente for analisar o publico alvo delas. Mas, tudo bem...


Cada trimestre debatemos um tema especifico de um currículo de dois anos que é cíclico, o tema desse trimestre é "Vivendo em Família", tema complicado, truncado, viabilizador de grandes debates e de momentos únicos, é a segunda vez que estou debatendo esse assunto... o que significa que sou a titular dessa sala a no mínimo 3 anos.

Enfim, hoje minha turminha é composta por 4 alunas frequentes e mais três visitantes mais ou menos "assíduas" que conhecem minha didática, conhecem os meus métodos de tortura, ops, métodos pedagógicos e até gostam, mas não conseguem vim de domingo a domingo.

Assim, tenho 4 alunas, as meninas são um amor, super fofas e com características próprias, já tive ao longo dos últimos anos vários grupos de alunas, os mais diversos acreditem, grupos muito grandes, grupos grandes, grupos médios e grupos pequenos como esse e sei que nem sempre um grupo pequeno é sinônimo de paz dentro da sala, assim como um grupo grande nem sempre é sinônimo de bagunça. Cada grupo é um grupo e cada ciclo é um ciclo e carece de que seja para ele elaborada uma didática própria, a didática que eu usei para o ultimo grupo que saiu para a próxima sala não se aplica a esse grupo de meninas então mudei e elaborei um novo projeto didático e é a maneira como esse projeto didático evolui que quero registrar aqui.

Quero ver onde eu consigo acertar, onde eu erro e onde eu posso melhorar e a escrita e o registro fotográfico que o blog proporciona me parece uma solução boa.

Percebo também que se eu quisesse abrir um blog só para tratar de assuntos relacionados a Escola Dominical eu teria pano para manga e conteúdo, mas minha intenção ao escrever um blog não é gerar conteúdo, é apenas registrar minhas coisas, esse blog é minha caixa e eu não me sinto inclinada a dividir minha vida assim...

E voltando ao que estou fazendo com as meninas, dessa vez eu propus as minhas alunas, construírem um diário de bordo onde elas vão registrar coisas relacionadas a EBD, o projeto é um tipo de "Viver e Registrar", vivo e narro o que vivo, meu ponto de vista como as coisas funcionaram para mim e depois debato em sala de aula o que registrei.

A idéia é simples, mas o propósito de todos esses momentos dentro da Igreja é que elas sejam capazes de dominar determinados conteúdos bíblicos e que sejam capazes de decidir se querem viver essa proposta ou não e penso que registrar ajuda.

Para tanto, transformei um caderno comum em um diário:


Colorido assim pq esse pequeno grupo é composto por meninas mesmoooo... com vontades de meninas, jeito de meninas e desejo de parecerem mulheres, mas ainda me chamam de tia, por isso mesmo lancei mão desse diário/caderno de atividades de casa.


Espero que funcione, percebi que elas ficaram animadas com a idéia, adoraram o caderno, todo decorado, cheio de "pra que isso?", aliás, essa metodologia dificilmente se aplicaria a minha antiga turminha, elas tinham necessidades diferentes, uma turma extremamente difícil, muito amada, mas muito difícil... Não é que essa turma seja mais fácil, mas é que sinto que essa turma é mais aberta a viver experiências mais lúdicas...

Enfim, com o advento do caderno/diário mais um momento se adiciona a rotina da sala, que é a seguinte:

1º Momento: Fofoca em dia! Reflexão sobre o que aconteceu durante a semana!
2º Momento: Hora da bronca! Qual versículo você leu durante a semana? (essa é minha marca registrada, a cobrança dessa leitura semanal e o debate sobre ela, há quem sinta saudades há quem ache isso um saco, mas todas as meninas sabem que eu cobro mesmo e quem não ler já sabe que vai levar uma bronca enormeeee... Não se pode ser cristão sem dominar o conteúdo da Bíblia!!!)
3° Momento: Discussão do Tema com uma metodologia especifica: Aula expositiva, analise de imagem, debate em grupo... varia de acordo com a inspiração (quem é Cristão entende o que quero dizer), mas não quer dizer que eu não planeje, planejo a aula, a inspiração vem na hora do planejamento, que esse negocio de chegar lá e falar sem ter feito nada antes não cola e eu não gosto, é falta de comprometimento. (Eu sei, sou chata!!!)

Entre o primeiro momento e o segundo momento vou adicionar o debate sobre a atividade proposta no caderno e ver o que dá... Ah, lembrando que o primeiro momento e o segundo momento são voltados para o terceiro, manipular a conversa é uma arte que aprendi com minhas alunas, é incrível como a gente entra na aula sem nem se dar conta!!!


Que Deus me ajude e que tudo corra bem... quero ver como nos saímos... Ah, uma das coisas que sei que vão apimentar o debate nos próximos dias é o fato que as meninas estão com a corda toda com Crepúsculo e derivativos... Huhu... Quem disse que não é útil amar cultura de massa?!?!?

Um comentário: